sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Modernidade e Pós-Modernidade

A MODERNIDADE
A fase da construção de um mundo novo gerou as brechas. Palavras chaves: ciência, otimismo e liberdade.
a) A "deusa razão": A ciência moderna, otimista para resolver os problemas do mundo e colocar fora a religião, reinou por décadas. O alvo era varrer a religião do mapa.

b) A psicologia moderna - Freud. Ela foi uma reação ao autoritarismo dos anos 30, influenciou a educação, a pedagogia, as relações humanas, a família.

c) A urbanização criou as cidades que "nunca dormem". Dia e noite as pessoas estão procurando algo para fazer e as noites, são um convite as "armações".

d) La Dulce Vita - criou um novo estilo de liberdade sexual. Os estudantes que deixaram suas famílias na área rural para estudarem nas universidades nas grandes cidades.

e) O cinema, com sua fase romântica, violenta, ficção e virtual.

f) A TV substituiu o diálogo em família e influenciou toda uma geração. As novelas se tornaram as formadoras de opinião.

g) O ateísmo dialético se instalou no leste europeu através do comunismo.

h) O existencialismo francês fez seus discípulos na Europa e levou muitos ao sexo, drogas e rock in roll.

i) O capitalismo americano - a potência mundial pós-guerra (segunda), gerou riquezas, idolatria ao dinheiro, os hippies e o estilo de vida americano, que influencia o mundo inteiro. Surge a revolução jovem, tribos urbanas.

j) O misticismo gerou o movimento new age (nova era). Vivemos num mundo espiritualista, místico, onde os gurus modernos: Paulo Coelho, Dalai Lama, os "anjos", pirâmides, duendes, etc, dão o tom para muitos.
Com toda essa má influência, a família sofreu a quebra de valores. O divórcio se tornou aceitável, os filhos saíram de casa precocemente.
O que é modernidade? O que é a pós-modernidade?

A PÓS-MODERNIDADE
As palavras chaves são: Pessimismo, desconstrução, pluralismo, individualismo.
Como se chegou a atual situação?
a) A crise do petróleo 1974. A economia mundial sofre um grande revés. Surge o neoliberalismo, a globalização.

b) As comunicações - globais, rápidas e em constantes mudanças - satélites, fax, internet, TV online, CD player, DVD player, MP3, MP4, ipod, iphone, gigabyte, terabyte.

c) A nova psicologia e a pedagogia do pluralismo (Cartilha do Governo Federal).

d) Quebra de autoridade paterna, materna, e dos professores nas escolas. A psicologia moderna dá os seus frutos: Geração.

e) A igreja acuada - o pós-cristianismo europeu, a crise de identidade da igreja americana, o crescimento da igreja na America Latina e África na década de 70 e 80, a superficialidade da igreja nessas áreas, nos anos 90 e a década atual. O crescimento do movimento pentecostal, neo-pentecostal e nova ética dos evangélicos: caráter x sucesso, vida simples x prosperidade; ética do reino (sermão da montanha) x poder (político, econômico, espiritual); engajamento social x batalha espiritual.

Pr. José João Mesquita

Um comentário:

Hermes C. Fernandes disse...

Olá gente!

Parabéns pela iniciativa, proposta e conteúdo do blog. Já o estou seguindo!

Aproveito para lhes convidar a conhecer o meu blog, e se desejarem também segui-lo, ficarei muito honrado.

www.hermesfernandes.com

Juntos pelo Reino!